]]>
E-mail
Senha
Manter conectado
WordPress vs Wix?
Descubra qual a melhor plataforma para o seu site
Por Tiago Bosco em 26/11/2017
Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!


Colaborou com essa reportagem: AbraHosting (Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet) - http://abrahosting.org.br e Hostnet (Colaborou com essa reportagem: AbraHosting (Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet) - http://abrahosting.org.br e KingHost (www.kinghost.com.br)

No momento de construir um site, diversas dúvidas começam a surgir e uma das mais frequentes é sobre qual plataforma devemos usar. Não são poucas as vezes em que a questão fica entre Wix e WordPress. Para tornar mais fácil essa escolha, colocamos na balança algumas características dos dois para que você possa fazer a decisão mais assertiva na hora de tirar seu projeto do papel.


Flexibilidade

O WordPress é uma plataforma de código aberto, ou seja, as informações estão disponíveis para qualquer pessoa usar e modificar. Qualquer desenvolvedor pode criar temas e plugins para o WordPress, de forma que outros usuários possam fazer download ou comprar.

O Wix, por sua vez, é uma plataforma controlada e testada para que esteja sempre em pleno funcionamento. A customização é limitada e apenas os desenvolvedores próprios podem realizar alterações.

A sacada aqui entre WP e Wix é que a primeira opção, diferente da segunda, está disponível gratuitamente e possui diversos planos de hospedagem para que você possa escolher aquela com melhor custo benefício para o seu projeto.


Usabilidade
Seja para os iniciantes ou quem já está acostumado com plataformas de construção de sites, o Wix e o WP possibilitam formas simples e práticas para realização dos seus projetos.
O WordPress, por exemplo, vem com um painel no qual você pode escrever o conteúdo e personalizar o tema que você quiser. Além disso, existe a possibilidade de contratar um plano de hospedagem para seu site e garantir suporte especialista para todas as etapas do seu projeto.

Já o Wix é conhecido pelo método "arrastar e soltar", ou seja, qualquer customização do site é feita utilizando formatos pré-existentes que podem ser distribuídos durante o processo de construção das páginas. Contudo, ainda com essa facilidade, existem restrições nas possibilidades de layout e programação do site.


Design e Layout

Aqui o WordPress tem extrema vantagem. Embora o Wix possua certa praticidade no momento de preparar o layout dos projetos, também possui o fator limitador quando se refere à quantidade de possibilidades de layout e temas. O WordPress dispõe de milhares de centenas de temas pagos e gratuitos, além da possibilidade de você mesmo customizar sua página. Além disso, você pode visitar sites específicos nos quais poderá fazer download de temas prontos como: ThemeLab, StudioPress, Headway Themes, Themify, Themeforest e outros.

Pluggins e Apps
Mais uma briga ganha pelo nosso querido WP. Ainda que o Wix apresente uma quantidade considerável de apps (a forma como eles chamam os plugins), que chega quase a 200; não é comparável com o WordPress, que possui mais de 53 mil plugins gratuitos só no diretório do WordPress.org. Isso sem contar as features pagas e disponíveis em outros marketplaces.
Inclusive há um ditado que os gringos costumam dizer sobre o WP: "se você pensou em algo, há provavelmente um plugin do WordPress que faça isso acontecer".

Em síntese:
O WordPress é bem superior que o Wix como plataforma de publicação para qualquer tipo de site. Enquanto que o Wix pode ser uma ferramenta mais fácil e simples, perde para a quantidade de recursos e aplicações que o WordPress pode garantir para o seu projeto.

Fonte: KingHost (www.kinghost.com.br)

Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!

Comentário(s)