]]>
E-mail
Senha
Manter conectado
Avalie sua hospedagem antes de fazer uma grande campanha
Fazer uma promoção envolve muitos preparativos e a hospedagem precisa estar entre eles
Por Flávia Freire em 11/09/2017
Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!



Colaborou com essa reportagem: AbraHosting (Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet) - http://abrahosting.org.br e Hostnet (Colaborou com essa reportagem: AbraHosting (Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet) - http://abrahosting.org.br e UOL Host (www.uolhost.com.br)

Responda rápido: o que você pensa na hora de fazer uma grande promoção? Provavelmente, a sua resposta inclui itens como criar estratégias de marketing - como e-mail e anúncios nas redes sociais ?, negociar com fornecedores para conseguir descontos, preparar a equipe de atendimento e expedição para receber um fluxo maior de pedidos e ajustar o estoque.


Bem, tudo isso está certo, mas você pode estar esquecendo de um item importantíssimo e que é decisivo para o sucesso ou fracasso da campanha: a hospedagem da sua loja virtual.
A maioria dos empreendedores só se lembra da hospedagem quando chega o período de renovação, mas a verdade é que a hospedagem deveria ser um dos primeiros elementos a vir à mente quando pensamos em fazer qualquer ação promocional.

Por quê? Se você está preparando uma grande campanha, provavelmente, quer vender mais, certo? E o canal que será usado para vender será... Sua loja virtual! Pois bem, agora imagine que você contratou um plano pequeno porque o fluxo de visitas mensais é baixo, algo em torno de mil visitantes por mês.

Durante a campanha, a intenção é que esse número aumente, certo? Você prepara uma megapromoção, investe alto em divulgação e, de repente, seu site está recebendo 100 mil visitantes ao mesmo tempo. O que vai acontecer, muito provavelmente, é que a hospedagem não vai suportar um volume tão grande de visitas e o seu site vai sair do ar.

E, convenhamos, o que pode ser pior do que um site fora do ar durante uma campanha importante e que demandou um alto orçamento?

É para evitar situações como essas que é importante avaliar sua hospedagem antes de fazer qualquer tipo de ação que vá trazer um tráfego atípico para o seu site e que possa derrubá-lo.
A pergunta que você deve estar se fazendo é: "Como eu vou saber disso?", certo?
A verdade é que não podemos dizer que cada plano de hospedagem suporta um número exato de pessoas. Isso porque o volume de tráfego suportado é definido não só pelos recursos do servidor, mas também pelo conteúdo do seu site.

Vamos ver um exemplo. Imagine que você tenha dois sites, ambos hospedados em um plano básico. Em um deles você tem um e-commerce com vários produtos, vídeos, banners animados e muito conteúdo. No outro você tem um site institucional com poucas páginas e imagens.

Se você promover os dois sites, a loja virtual provavelmente vai suportar um fluxo de pessoas muito menor do que o site institucional, já que o e-commerce tem mais conteúdo para carregar para cada um dos visitantes e, portanto, consome mais recursos.

É por isso que não podemos dizer que um tipo de hospedagem aguenta um número específico de acessos ao mesmo tempo, tudo depende do que você tem dentro do site.

Mas podemos fazer algumas estimativas para ter uma ideia se a sua hospedagem atual é ou não suficiente para manter seu site online e operante quando o tráfego se intensificar.

Se você acompanha as suas estatísticas de tráfego, deve ter percebido qual é a média de acessos que tem por mês. Uma das formas mais simples de conferir o desempenho manualmente é, no momento em que houver um pico de acessos, entrar no seu site e observar se ele está mais lento.
Você pode até usar ferramentas que medem o tempo de resposta do seu servidor, como o PageSpeed do Google e o Load Impact, um site que simula vários picos de acesso simultâneo.

Se quiser ter uma estimativa mais acurada, basta consultar o painel de controle da sua hospedagem e conferir a quantidade de recursos do servidor que estão sendo utilizados no momento.
Se o volume de tráfego ainda for baixo para o que você pretende alcançar e o consumo estiver acima de 70%, pode ser uma boa ideia repensar o seu plano de hospedagem.

Cloud: aumente e diminua os recursos quando precisar
Talvez agora você esteja preocupado pensando que vai ter de pagar um plano de hospedagem mais caro durante um mês inteiro toda vez que fizer uma campanha promocional no site, não é?

A boa notícia é que você não precisa fazer isso! Se você tiver uma hospedagem cloud pode aumentar os recursos quando estiver próximo de fazer uma promoção e voltar ao normal quando a ação se encerrar. O melhor é que você controla tudo isso no painel de controle e paga apenas o que consumir, nem mais, nem menos.

Fonte: UOL Host (www.uolhost.com.br)

Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!

Comentário(s)