]]>
E-mail
Senha
Manter conectado
9 importantes características do WordPress
Um aliado para pequenos empreendedores darem os primeiros passos na web
Por Tiago Bosco em 24/04/2017
Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!


Colaborou com essa reportagem: AbraHosting (Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet) - http://abrahosting.org.br e UOL Host (www.uolhost.com.br)

O WordPress é gratuito e evolui junto com as principais tecnologias da internet por meio de uma comunidade ativa de desenvolvedores. Para quem deseja uma plataforma segura, flexível e fácil de gerenciar, essa é certamente uma ótima escolha.

Confira abaixo 9 características, de acordo com a KingHost (www.kinghost.com.br), que fazem deste CMS uma ótima opção para desenvolver sites.


#1 Atualização de conteúdo facilitada
Uma das principais razões para utilizar o WordPress é a simplicidade que ele entrega na publicação de conteúdos.
Ter um site atualizado com frequência vai beneficiá-lo em vários aspectos, especialmente na otimização para os motores de busca. Estamos em um momento em que o Marketing de Conteúdo é uma das maneiras mais efetivas para se destacar na web. Por isso, compreender que o site é um ponto de contato importante com clientes e prospects, mantendo seu conteúdo em dia em relação às novidades do seu negócio é vital.
O WordPress torna fácil a edição de conteúdos até mesmo para quem só tem familiaridade com editores de texto como o Word ? ou seja, mesmo se você não souber HTML, CSS ou outra linguagem web, será possível atualizar seu site utilizando WordPress.

#2 Flexibilidade
Com o WordPress você pode escolher o tipo de site que melhor combina com o seu negócio. Utilizando o CMS é possível desenvolver, por exemplo, sites institucionais, blogs, ecommerces, portfólios, revistas online, portais, intranet, fóruns e muito mais.
Toda a sua flexibilidade é entregue graças à gama de extensões de que ele dispõe. São temas que deixam seu site bonito e funcional e que podem ser escolhidos de acordo com o tipo de página que você vai desenvolver, além de plugins que adicionam funcionalidades específicas. Em alguns casos você pode desenvolver (com ajuda profissional) a sua própria aplicação para trabalhar junto com o CMS.

#3 Ferramentas de publicação
Através de uma interface simples é possível criar rascunhos, agendar publicações e revisar conteúdos. O WordPress também entrega a possibilidade de deixar seu conteúdo privado ou público, podendo inclusive incluir uma senha de visualização para quem acessá-lo através da URL.
O gerenciamento de usuários também é simples, o que facilita o trabalho em equipe através do CMS. Graças a uma hierarquia de permissões, é possível escolher qual o tipo de acesso que cada usuário terá no seu site. Por exemplo, administradores gerenciam o site, editores revisam e publicam conteúdo, autores criam e inscritos podem gerenciar o seu próprio perfil.
Com as diferentes permissões você pode incluir uma variedade de contribuidores ao seu site sem, no entanto, colocar em risco a segurança do ambiente.

#4 Gerenciamento de mídia
Com a função de gerenciamento de mídia pelo painel de controle do CMS, você tem total controle de imagens, vídeos, sons e qualquer outro tipo de mídia que você queira dispor no seu site. Assim, será fácil incluir diferentes formatos de mídia em seus artigos e páginas, tornando o seu site mais interessante ao usuário.
Para utilizar essa função, basta escolher o arquivo no seu computador e fazer o upload pela plataforma, escolhendo onde posicioná-lo na página.

#5 Harmonia com os padrões web
Todo código gerado para a construção do WordPress está de acordo com os padrões definidos pela organização W3C, a principal organização internacional de padronização da web.
Para garantir que o seu site segue este padrão, escolha temas e plugins de fonte segura. Um código padronizado assegura que seu site funcionará perfeitamente nos navegadores atuais e manterá essa compatibilidade com os navegadores futuros. Portanto, seus usuários não terão dificuldades para visualizar seu conteúdo independentemente do meio que escolherem para acessá-lo.

#6 Sistema de temas
O WordPress conta com muitas opções de temas e, mais uma vez, eles são de fácil utilização. Caso queira um site simples, você pode simplesmente escolher um dos temas que já vêm com a instalação padrão do CMS.
Para aqueles que querem dar um passo além, existe uma gama muito grande de temas pela web, tanto gratuitos quanto pagos. Como os temas são desenvolvidos pela comunidade, eles variam em qualidade. Por isso, saber escolher o tema certopode ser importante para garantir a segurança e a funcionalidade do seu site.

#7 Plugins

Como já comentamos no tópico flexibilidade, você pode estender as funcionalidades dos seus site com o uso de plugins. O WordPress já vem com muitas funcionalidades junto à sua instalação padrão, porém, para quem deseja algo a mais, os plugins são a solução que provavelmente irão resolver a necessidade.
Existe um diretório de plugins com literalmente milhares de opções, como adicionar galerias de imagens, botões de compartilhamento social, proteção contra spam e calendários editoriais para blogs.

#8 Sistema de comentários

O WordPress também tem um sistema de comentários que já vem instalado com a plataforma. Seus usuários terão lugar para se expressarem e trocaem ideias a respeito dos assuntos que você publica.
Mas você não precisa gerir esses comentários somente com a ferramenta que já vem com a instalação padrão. Utilizando plugins é possível associar contas de mídias sociais e usar outros sistemas de comentários para enriquecer ainda mais o seu site como espaço de expressão e relacionamento.

#9 Liberdade
Esse é um ponto bem interessante a respeito do WordPress, pois, utilizando o aplicativo, você mantém a propriedade dos conteúdos que produz. É ruim investir tempo criando conteúdo para algum serviço da internet e, depois de um tempo, ver esse trabalho desaparecer junto à rede social ou outro aplicativo.
Com o WordPress você pode gerenciar, escolher onde hospedar e optar por uma rotina de backup segura. Isto garante total controle sobre todo conteúdo, inclusive temas, textos e outras mídias que estejam no banco de dados. A licença sob a qual o WordPress atua é a General Public License (GPL), ou seja, você é livre para customizá-lo e utilizá-lo da maneira que achar melhor.

Concluindo

27% de toda a internet funciona por meio da tecnologia WordPress. A razão por trás deste sucesso é a versatilidade incomparável do CMS, que permite que seja utilizado tanto em pequenos blogs pessoais como em sites de grandes players ? por exemplo, o da Sony Music.
O CMS é gratuito e evolui junto com as principais tecnologias da internet por meio de uma comunidade ativa de desenvolvedores. Para quem deseja uma plataforma segura, flexível e fácil de gerenciar, o WordPress é certamente uma ótima escolha.

Fonte: Leonéia Evangelista, analista de Conteúdo na Kinghost (www.kinghost.com.br)

Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!

Comentário(s)