]]>
E-mail
Senha
Manter conectado
Carência de profissionais no mkt digital
Como lidar com esse desafio?
Por Tiago Bosco em 15/09/2014
Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!



Apesar de viver um momento de expansão no qual muitas agências interativas ganharam vida nos últimos anos, o mercado digital brasileiro sofre com a falta de mão de obra qualificada, especialmente quando o assunto é marketing online. Quem diz isso é Thiago Bacchin, CEO da Cadastra (http://www.cadastra.com.br), uma das agências pioneiras no país em SEO e Links Patrocinados e hoje full service.

Em conversa com a Wide, Bacchin fala sobre essa lacuna e a importância dos profissionais oriundos do meio offline no ambiente digital. Confira.


WIDE A Cadastra anunciou recentemente a contratação de Hugo Novaes - profissional com quase vinte anos de carreira, com maior atuação no meio offline - para assumir a direção de Criação. Em sua opinião, de que maneira experiências offline podem contribuir para o mercado digital?
THIAGO BACCHIN
Profissionais oriundos da comunicação offline trazem toda experiência de um mercado mais maduro. O digital está crescendo muito rápido, assim como as tecnologias e a demanda dos anunciantes. Aqui na agência investimos muito, muito mesmo, em jovens talentos e formação de profissionais internamente. Trazer profissionais do mercado offline, com visões diferentes e complementares é uma consequência do crescimento do digital e uma forma de aumentar a integração das estratégias multicanais, já que o consumidor é um só - no PDV, tablet, quiosque, smartphone etc.

"Trazer profissionais do mercado offline, com visões diferentes e complementares é uma forma de aumentar a integração das estratégias multicanais"


WIDE Presente há 14 anos no mercado, a Cadastra é reconhecida pelo pioneirismo e especialização em Search Marketing (SEO e Links Patrocinados). Ao longo desses anos, como você avalia a formação dos profissionais dessa área? Hoje o país possui "mão-de-obra" suficiente e qualificada para atender este mercado cada vez mais em expansão?
THIAGO BACCHIN
A falta de profissionais no mercado de comunicação digital é um problema antigo e não tem solução no curto prazo. Cada empresa precisa buscar formas criativas para atrair, treinar e reter seus talentos. Temos tido sucesso nesse sentido, o que faz toda diferença na prestação de serviços.

WIDE E quais seriam as principais carências? Qual tipo de profissional tem sido mais difícil encontrar nesta área?
THIAGO BACCHIN
Mídia, SEO, Métricas, Redes Sociais, entre outras. Inclusive nas posições mais clássicas da comunicação, como Atendimento e Planejamento, no digital há uma grande carência de profissionais com experiência.

"Cada empresa precisa buscar formas criativas para atrair, treinar e reter seus talentos"


WIDE Desde 2012 a Cadastra passou a ser uma agência full service. Quais fatores você considera importantes para uma agência atuar dentro deste modelo?
THIAGO BACCHIN
No digital, onde quase tudo é rastreável e medido, é imprescindível ser uma agência focada em resultados. Por isso, há dois anos, começamos a nos posicionarmos como uma agência full service especializada em performance.

Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!

Comentário(s)