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Aproveite as oportunidades no Dia das Mães
Confira 5 importantes dicas para ajudá-lo nessa missão
Por Tiago Bosco em 08/05/2017
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Colaborou com essa reportagem: AbraHosting (Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet) - http://abrahosting.org.br e Locaweb (www.locaweb.com.br)

A Páscoa passou, é hora de começar a se planejar com ações de e-mail marketing para a próxima data do seu calendário. Mas qual data? Agora é a vez daquelas que nos colocaram no mundo serem homenageadas. Até porque, mães merecem um dia inteiramente dedicado a elas.


Esta é uma data que traz grande movimentação no comércio, e por ter uma carga emotiva muito forte, as possibilidades de campanhas e ações de marketing são muito maiores.
É importante que você comece o quanto antes a preparar suas campanhas de e-mail marketing.
Yasmim Martini, da Locaweb (www.locaweb.com.br), preparou 5 dicas para ajudá-lo nessa missão. Veja abaixo:


#1 Acerte no alvo!
Você quer vender mais? Quer engajar o consumidor a uma campanha interativa? Mas antes, é preciso seguir alguns passos importantes:
- Escolha o objetivo a ser alcançado com a ação;
- Defina seu público-alvo;
- Entenda o melhor formato de e-mail que será enviado ao destinatário (promocional, newsletter ou transacional);
- Construa a mensagem de acordo com o tom da sua comunicação;
- Realize testes antes do envio final.


É super importante a elaboração de uma campanha direcionada para um determinado público-alvo, e nessa etapa, você pode preparar uma lista de contatos engajada, contendo a especificação como sexo, idade, localidade, e outros. Com estes dados, você personaliza suas mensagens com o nome da pessoa ou oferecendo um produto relacionado com a última compra dela, o que torna mais pessoal seu e-mail.

#2 Sua estratégia no e-mail MÃEketing
Após o objetivo definido, é necessário uma reflexão indispensável: pense em quantos e-mail marketing você recebe durante uma semana. São muitos, não é mesmo? Por ser um canal usado por diversas empresas, o maior desafio é ter um e-mail marketing que seja visto pelo seu cliente.

Definir a frequência dos envios de seus e-mails é tão importante quanto as demais etapas do planejamento da sua estratégia. O principal ponto é saber com que frequência suas campanhas serão enviadas, não adianta enviar e-mails repetitivos ou não chamarem a atenção do leitor. Alinhe suas campanhas de acordo com o seu negócio, seja para fazer uma simples venda ou comunicar sobre um novo produto aos seus clientes.

#3 Seu e-mail mais atrativo

O título define se o destinatário vai abrir ou não o e-mail enviado, ou seja, é uma das parte mais importante do seu trabalho. Não tenha medo de assustar seu cliente com títulos criativos, por exemplo: "Se eu fosse você não abriria essa mensagem". Seja destaque, isso lhe dará uma mais oportunidade para convencer seus clientes a abrir seu e-mail. Lembre-se, não use títulos grandes pois perdem a atração, os que contêm entre 28 e 39 caracteres tem um índice muito maior de abertura. Então pense bem em seus títulos, seja direto e passe curiosidade aos clientes.

Evite usar "Dia das Mães", "Grátis", "Promoção" ou outros assuntos pensando apenas nas datas comemorativas, a probabilidade é muito maior do seu e-mail cair no lixo eletrônico e o destinatário não abrir sua mensagem.

Você também não pode esquecer do Botão de Ação (Call to Action), seja para redirecionar o usuário ao seu e-commerce, preencher um formulário, acessar seu site, testar seu produto de graça, entre diversos outros objetivos.

O segredo para um bom Call to Action é ter cores chamativas, usar verbos de ação, passar urgência e clareza para o usuário apôs clicar no botão.

#4 Puts, deixei pra última hora?
Talvez seja cultural, o jeito de ser brasileiro ou até do tão famoso "jeitinho brasileiro". Deixar as coisas para a última hora não parece ser exceção para a maior parte das pessoas, o e-mail marketing não fica de fora.

Ainda há tempo, mas fique esperto. Mesmo que você não tenha preparado sua campanha de e-mail marketing de Dia das Mães com antecedência, você consegue criar uma estratégia rápida e planejada.
Evite retrabalho, otimize o que você já tem. Faça primeiro o texto e conteúdo, depois pense em imagens, links e testes. Nada de rebuscar uma edição a pressas, é melhor um e-mail marketing simples e impecável, do que um e-mail cheio de erros.

#5 E o grande segredo?
O Dia das Mães é muito mais do que uma data focada apenas em vendas, mas sim uma grande oportunidade de captar novos contatos para expandir sua base de e-mails. Assim como diversas outras datas comemorativas, é uma ótimo momento para higienizar sua base de contatos, criar filtros para campanhas segmentadas e engajar seus clientes a imagem da sua empresa.

Fonte: Yasmim Martini (www.locaweb.com.br)

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