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5 tendências em marketing digital para 2018
Comece a se preparar e inicie o próximo ano com o pé direito
Por Tiago Bosco em 06/11/2017
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Colaborou com essa reportagem: AbraHosting (Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet) - http://abrahosting.org.br e Hostnet (Colaborou com essa reportagem: AbraHosting (Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet) - http://abrahosting.org.br e Locaweb (www.locaweb.com.br)

Se você tem uma empresa ou pretende abrir uma no próximo ano, já sabe que estar presente nas redes sociais é importante para conquistar novos clientes, divulgar seus produtos, tirar dúvidas e manter um vínculo com seu público-alvo, certo?

Só que, além disso tudo, você precisa saber que o ano está terminando. Em breve as lojas começarão a tocar músicas natalinas e o "Adeus ano velho, Feliz Ano Novo"? Diante disso e da sua vontade de empreender, listamos tendências importantes em marketing digital para que você comece a se preparar e inicie 2018 com o pé direito. Confira:

#1 Conteúdo original
Segundo o Content Marketing Institute, investir em conteúdo próprio, criativo e informativo é uma das chaves do sucesso para as redes sociais no próximo ano. Entre os exemplos citados pela instituição estão a Netflix ? que vem ganhando o coração e likes dos usuários por causa dos conteúdos diferentes que posta -; a Apple, que tem tentado se manter relevante e consistente nas redes sociais devido ao que publica; a Google, que estaria comprando conteúdo de agências de marketing digital e, o Facebook, apostando em vídeos originais.
Ou seja, o conteúdo ainda permanece como rei quando se trata de mídias digitais.

#2 O "boom" do streaming
Como falamos acima, o Facebook tem investido cada vez mais na transmissão de vídeos ? e é por isso que você deve ficar ligado. É muito mais fácil impactar o público-alvo quando ele enxerga as pessoas por trás de uma empresa. Logo, criar webinars, stories e transmissões ao vivo pelo Facebook e Instagram pode tornar sua empresa mais humana.

#3 Mídia out of home
Nessa mídia o online e offline conversam e chegam a um belo acordo: impactar melhor os clientes. O uso de painéis e outdoors digitais está crescendo. Com isso, é possível criar conteúdos criativos e relevantes, integrando redes sociais e mídia off e, gerando ainda mais tráfego para seu site, por exemplo.

Algumas agências de marketing digital já têm disponibilizado o aluguel desse tipo de mídia e, sabe o que é melhor? Ela é bem acessível para médias e pequenas empresas. O interessante nesse caso é que você pode pensar em lugares específicos, que realmente irão impactar seu público, e sem deixar o online de lado.

#4 Marketing de conteúdo mais maduro
Tudo indica que as empresas terão um olhar mais maduro quanto ao marketing de conteúdo. Ainda hoje, a maioria das organizações ainda tratam essa área como "publicidade". Mas, para que o marketing de conteúdo realmente funcione, segundo o Content Marketing Institute, é preciso que ele esteja mais integrado às organizações. Que os materiais criados sejam diferenciados e produzidos durante um longo tempo.

#5 Influenciadores digitais
As empresas devem continuar investindo em influenciadores digitais em 2018. Com o número de bloqueadores de anúncios na web crescendo, o que resta é investir em digital influencers que façam parte do cotidiano do público-alvo.

Segundo um artigo publicado no portal Administradores, algumas pesquisas já comprovaram que pelo menos 90% dos consumidores confiam em recomendações de colegas, enquanto apenas 33% levam em conta os anúncios pagos. Diante disso, já comece a pensar em pessoas importantes da web que se encaixem dentro do perfil que você deseja impactar.

Fonte: Jhenifer Pollet (http://www.locaweb.com.br)

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