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Omnichannel já é a regra de ouro para as empresas de varejo
Quem são os clientes e porque o conceito se tornou uma tendência?
Por Tiago Bosco em 07/08/2017
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Vivemos em um mundo digital, em que a maioria das pessoas está conectada a maior parte do dia. E, em um mercado onde as empresas brigam por cada cliente, estar sempre pronto para atender a alguma demanda, a qualquer hora, é fundamental para um negócio crescer.

Entender o que significa um cliente Omnichannel é apostar em consumidores que gastam mais, mas que também exigem mais. E essa é, definitivamente, a nova tendência na área de varejo.

O conceito Omnichannel já é - ou deveria ser - a regra de ouro para as empresas de varejo. O cliente mudou e quer cada vez mais. Ele não quer apenas que o atendam. Quer excelência, comodidade, possibilidade de compras por diferentes canais, conveniência, praticidade e segurança. Por isso, todas as formas de atendimento e comunicação de uma empresa devem estar alinhadas e integradas para que o cliente se sinta "amparado" ao decidir comprar algo.

A seguir, o publicitário Bruno Granato, sócio da agência Granato, no Rio de Janeiro, fala sobre as melhores soluções para investir em omnichannel.

Como os empresários podem escolher as melhores soluções tecnológicas para sua empresa?
De um modo geral, os empresários devem optar por plataformas que tenham características como a gestão por meio de uma interface usual, acesso remoto e através de multimeios, possibilidade de incluir estratégias variadas de marketing, facilidade no acesso a informações dos clientes e uma boa estrutura para os dados das transações financeiras.

Como otimizar o uso dos diferentes canais e ferramentas virtuais para aumentar o contato real, convertendo os investimentos em omnichannel em mais vendas?

Uma vez que o consumidor se tornou multicanal e cross canal, ou seja, ele compra em diferentes canais, no momento que for mais conveniente, cruzando suas compras em ambientes físicos e virtuais, é importante desenvolver uma estrutura de suporte para informações e atendimento que acompanhe este consumidor em todos os momentos, ou seja, 24h por dia. Dessa forma, todos os pontos de contato da marca com o público consumidor devem estar preparados para dar suporte às informações, dúvidas e às vendas. Nesse sentido, Investir em ferramentas de CRM Omnichannel é uma boa pedida, pois dá a possibilidade de integrar todos os canais, telefones, e-mails, redes sociais, site e etc., em um único sistema de gerenciamento.

O consumidor brasileiro já tem uma "mentalidade omnichannel", ou seja, entende que cada ponto de contato com a empresa pode ser um canal de vendas e atendimento?
O consumidor tende a não diferenciar o meio, mas, sim, o fim. Ou seja, quando ele busca por um bem ou serviço, não importa o canal, mas, sim, a entrega. Nesse sentido, se o público possui uma cultura de buscar informações através dos meios digitais, é interessante possuir canais que deem o suporte necessário no ambiente onde o consumidor se encontra.

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