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5 ações para evitar carrinhos abandonados
Saiba como enfrentar um dos principais obstáculos das vendas no e-commerce
Por Tiago Bosco em 10/02/2017
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Colaborou com essa reportagem: AbraHosting (Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet) - http://abrahosting.org.br e Locaweb (www.locaweb.com.br)

O carrinho abandonado é um dos principais obstáculos das vendas no e-commerce, porque influencia diretamente no faturamento. Segundo pesquisa da Ve Interactive, em 2015, a média de abandono atingiu 83,73% para as lojas virtuais brasileiras.


Thiago Mazeto, gerente de Marketing da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb (www.locaweb.com.br), apresenta cinco atitudes que podem diminuir as chances de ter carrinhos abandonados em sua loja virtual. Confira:

#1 Após te em ferramentas de conversão

Quando seu cliente desiste da compra no meio do caminho, uma das alternativas é investir em overlay de abandono, uma mensagem que aparece quando o visitante do seu site dirige o cursor para o ícone de fechamento da página. Coloque uma frase divertida ou até mesmo ofereça algo para que o cliente permaneça no portal.

#2 Envie um e-mail de resgate
Logo após a saída dele do site, você pode enviar um e-mail marketing com os produtos que ele buscou, incentivando-o a concluir a compra. Este processo pode ser automatizado e ajuda a estimular uma conversão imediata.

#3 Ofereça vantagens
Vale conceder descontos nos produtos escolhidos que ainda estão registrados no carrinho ou na compra por inteiro, o que pode contribuir na decisão de finalizar. Também é indicado disponibilizar sempre que possível o frete grátis, assim como oferecer opções de desconto total ou parcial na entrega, para reativar carrinhos abandonados.

#4 Invista no atendimento
Além de colocar uma seção de dúvidas frequentes na sua loja virtual, aposte em um chat online, para que as perguntas do consumidor possam ser respondidas imediatamente. Mesmo após a compra, essa ferramenta ajuda a esclarecer dúvidas sobre prazo de entrega, pagamentos e outras questões.

#5 Facilite o processo de checkout
Quanto mais simples o processo de finalização da compra, mais fácil será para o cliente realiza-la. Tenha em mente que, por mais que algumas informações sejam importantes para a sua loja virtual, não é todo consumidor que tem paciência para fornecê-las. Priorize as relevantes e ofereça uma opção de checkout express ? ou checkout em uma página. Isto acelera o processo e permite que os clientes do e-commerce finalizem a compra sem necessidade de criar uma conta na loja.

Fonte:* Thiago Mazeto é Gerente de Marketing da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb (www.locaweb.com.br)

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