]]>
E-mail
Senha
Manter conectado
O mundo daqui a 104 anos
Ecotopia 2121 imagina como serão as grandes cidades no futuro
Por Tiago Bosco em 28/01/2017
Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!


Já faz um bom tempo. Foi há quinhentos anos que Thomas More lançou o livro "Utopia", uma obra sobre uma sociedade perfeita no interior de uma ilha distante. A obra de ficção, debruçada essencialmente na filosofia social, é uma crítica a como a sociedade se desviou dos princípios mais perfeitos que nasceram na Grécia Antiga. Agora, para continuar a discussão, Alan Marshall lançou o projeto Ecotopia 2121 (www.ecotopia2121.com), que imagina como será o mundo daqui a 104 anos.

Para Marshall, o planeta vai mudar de forma drástica: a natureza vai reclamar o que é seu, as guerras vão ganhar outros palcos, a paz vai encontrar terrenos férteis. Mas, de acordo com a mente cheia de imaginação do ilustrador, uma coisa é certa: toda a humanidade vai ter de ceder à necessidade de ser amiga do meio ambiente. Todo o planejamento urbano e até o funcionamento social vai se basear em princípios ecológicos.

Confira abaixo alguns dos planos para 2121 imaginados por Alan Marshall:



Rio de Janeiro, Brasil. Os subúrbios do Rio vão desaparecer debaixo de água.


Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. A enorme palmeira projetada para entreter a elite, quase extinta pelo colapso financeiro, serve agora para produzir sombra.


Denver, Estados Unidos. Cinco grandes eco-torres sobem pelo céu para neutralizar a expansão urbana de Denver.


Hanói, Vietnã. Água em todo o lado! Inundações crescentes forçam o governo vietnamita a construir em terrenos mais altos.


Lanzhou, China. Quando o solo entrar em colapso, a cidade não será nada além de um monte de crateras.

Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!

Comentário(s)