]]>
E-mail
Senha
Manter conectado
Nova profissão: Instagrammer
Uma grande oportunidade para quem curte fotografia
Por Tiago Bosco em 03/10/2014
Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!

Fazer do Instagram uma profissão. Sim, é possível. Em 2012 a vida do brasileiro Paulo del Valle mudou. Após criar uma conta no Instagram, pois tinha como hobby postar fotos do Rio de Janeiro e de seu cotidiano, o estudante de Design recebeu um e-mail da rede social. Paulo despertou a atenção da equipe do Instagram, pois postava fotos de qualidade profissional. A partir daí, o jovem, de 25 anos, passou a ser "usuário sugerido do Instagram".



A partir daí o seu número de seguidores cresceu de maneira significativa e trabalhos profissionais de fotografia para a rede social começaram a surgir. Era o pontapé inicial para Paulo se tornar o que hoje é uma profissão: Instagrammer Profissional.



Atualmente, a conta do jovem (@paulodelvalle) tem mais de 250 mil seguidores. Paulo é procurado por várias empresas e agências para criar campanhas de marcas em sua rede social. "Já realizei trabalhos para a Nike, Honda, Fiat, Ford, entre outras. Trabalho como freelancer e preciso ter uma identificação com a marca. Posto fotos no meu perfil do Instagram, que passam antes pela aprovação da empresa contratante, e faço a divulgação através das hashtags e das legendas"", explica Paulo.

A profissão de Instragammer Profissional ainda é pouco conhecida no Brasil. Paulo é o único brasileiro que trabalha full time para o seu perfil da rede social. Já no exterior, encontrar quem desempenha a mesma função não é tão raro. A profissão tem se tornado cada vez mais comum na Austrália, Estados Unidos e Europa.

"Já realizei trabalhos para a Nike, Honda, Fiat, Ford, entre outras"


" Uma das vantagens da profissão são as viagens. Rodo o mundo inteiro divulgando destinos turísticos a convite de empresas, organizações e governos", conta Paulo, que já conheceu países como Israel e Emirados Árabes, e recentemente visitou a sede do Instagram/Facebook a convite da empresa.

"A sede do Instagram fica em Menlo Park, dentro do Facebook, e é simplesmente incrível. Somente convidados podem entrar e a gente assina um termo de confidencialidade, confirmando que não vamos falar pra ninguém sobre nenhum projeto que talvez tenhamos visto por lá. Depois, recebemos um crachá com os nossos nomes e podemos entrar acompanhados de quem nos convidou.

O local é incrível e certamente deve ser um sonho trabalhar por lá. O ambiente transborda criatividade e te deixa inspirado pra trabalhar nos seus projetos. Todas as paredes tem grafites e desenhos feitos por artistas e pelos próprios funcionários. No pátio interno, tem bicicletas espalhadas e diversos restaurantes com todos os tipos de culinária. O melhor de tudo é que é tudo de graça, o dia todo, pra todo mundo - até mesmo para nós, visitantes", conta.

"Uma das vantagens da profissão são as viagens, conta Paulo, que já visitou a sede do Instagram a convite da empresa"


Sobre o segredo para se obter sucesso na rede social, Paulo diz que há uma série de fatores que contribuíram para o seu reconhecimento. "Acho que é muito importante se destacar na rede buscando novos ângulos e novas formas criativas de se tirar fotos. É muito comum ver as mesmas fotos dos mesmos lugares e só depende de você fazer algo que as pessoas não fazem normalmente. O inesperado é a melhor forma de surpreender os seus seguidores. É muito importante postar boas fotos com frequência e sempre interagir com os seus seguidores, respondendo comentários e criando legendas que os convidem a interagir e opinar", diz.

Dicas para se tornar um Instagrammer Profissional
De acordo com Paulo Del Valle, as empresas não buscam apenas número de seguidores, mas também número de likes e como seus seguidores interagem com você através dos comentários.
"É muito importante sempre respondê-los com atenção, pois isso é um diferencial e sempre os trarão para comentar em suas fotos e curti-las. Você cria uma espécie de vínculo com eles. Outro fator importante é buscar sempre escrever uma história que acompanha a foto e buscar escrever em Português e Inglês no mesmo post, buscando atingir o maior número de pessoas o possível. Quando você conta uma história ou descreve a foto, aquela foto ganha ainda mais sentido. As empresas adoram instagrammers que contam histórias, que são chamados de storytellers, pois a campanha se torna ainda mais interessante.

"O inesperado é a melhor forma de surpreender os seus seguidores"


O que me fez crescer muito no Instagram foi o fato de ter me tornado um "Usuário Sugerido" em 2012. O Instagram está sempre buscando novos usuários para colocar na lista e ao seguir essas dicas, as chances de entrar são muito altas. Ainda mais agora que o Instagram abriu um escritório em São Paulo e tem pessoas focadas em encontrar novos usuários de qualidade no Brasil.

"O Instagram abriu um escritório em São Paulo e tem pessoas focadas em encontrar novos usuários de qualidade no Brasil"


O Instagram abriu muitas portas para muitas pessoas e essa nova forma de trabalho é uma delas. É realmente possível ganhar dinheiro com o Instagram e cada vez mais empresas têm buscado instagrammers para trabalhar na criação de campanhas. Eles são pessoas que trazem um olhar diferente e criam conteúdos super originais, sem contar que são formadores de opinião", conta.

O segredo é manter um bom portfólio na rede, não misturar fotos profissionais com fotos da sua vida pessoal, interagir com seus seguidores e buscar ser cada vez mais ser notado. Hoje em dia, a informação se espalha muito rapidamente, e quando você menos espera, muitas pessoas estão falando de você em blogs, sites e revistas, tudo graças ao bom trabalho que você vem cultivando.

Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!

Comentário(s)